HackTown 2022

Acesse e saíba mais

HackTown

  
O HackTown é um festival de Inovação, Tecnologia, Criatividade e Música de Santa Rita do Sapucaí (MG) projetado para impactar positivamente a vida das pessoas, de forma transformadora e definitiva, através do compartilhamento de experiências e informações que em sua última edição contou com mais de 800 atrações dentre elas, palestras, showcases e workshops que rolaram simultaneamente usando a cidade como palco.
 

O projeto voltou presencialmente agora em 2022 após o período de pandemia.

O tema deste ano foi “ideias diferentes, conexões de impacto” e marcou a retomada do evento em formato presencial, após dois anos de pandemia.

Dentre os principais assuntos abordados neste ano estão a diversidade, future foods, o ESG (Environmental, social and Governance) e Web 3

Santa Rita do Sapucaí - MG

O município de Santa Rita do Sapucaí, localizada no Sul de MG, conta com apenas 40 mil habitantes e abriga o Vale da Eletrônica,( emblema criado para promover a indústria eletroeletrônica existente na cidade) formado por três instituições de ensino e 153 empresas de setores que vão da informática à telecomunicação.

Não por acaso, o lugar é comparado ao Vale do Silício, polo tecnológico na Califórnia, nos Estados Unidos, criado na mesma época, nos anos 1950. 

Mais de 13 mil produtos são fabricados na cidade mineira, que deixou parte da tradição do café e do leite para se enveredar no universo dos fios, placas e softwares. 

Desde então, Santa Rita criou filhos ilustres, como a urna eletrônica, o chip do passaporte eletrônico e o transmissor de TV digital nacional, citando apenas três deles.

O “Vale da Eletrônica” é um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil, sendo reconhecido nacional e internacionalmente pela alta qualidade de seus produtos, que são exportados para diversos países.

O desenvolvimento de tecnologia de ponta tem seus alicerces na eficiente estrutura educacional de nível técnico, e superior nas áreas de eletrônica, informática, telecomunicações e administração, existentes no município.

Participação no Evento

Participaram do evento nos dias 17 e 18 de setembro, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti; o Diretor de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Eduardo Pontim; e o Chefe do Setor de Difusão e Popularização de novas Tecnologias, Felipe Catani, onde tiveram a oportunidade de vivenciar experiências nacionais, como, DApps: a Web3 e o futuro do entretenimento; Internet das Coisas(IoT): Software, Hardware, Nuvem, Inteligência e afins; 5G: Uma plataforma de negócios e inovação; Design de políticas públicas e projetos sociais baseados em evidências e experiências internacionais, como, a palestra Irish Critical Skills Shortages & Startup Supports at University College Cork e o painel de Irish Business Network Brazil Roundtable: Education & Jobs in Ireland, entre outras atividades afim de conhecer e captar novas tecnologias para o município de Pato Branco.

Acompanhe algumas imagens desse incrível festival.

Willian Tesser
Willian Tesser

Outras publicações:

Eventos

HackTown 2022

HackTown   O HackTown é um festival de Inovação, Tecnologia, Criatividade e Música de Santa Rita do Sapucaí (MG) projetado para impactar positivamente a vida das pessoas, de forma transformadora e

Empresas

Cooperação Tecnológica

Expondo um pouco mais do review dos últimos 18 meses, hoje mostramos nossos parceiros e como cada um deles contribui nesse caminho em busca do desenvolvimento, capacitação e propagação do

Cursos e Qualificação

2º edição do Dev the Devs da PUCRS

Iniciativa do BRDE tem apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e beneficiará 2.100 estudantes Programa de formação de jovens desenvolvedores da região Sul tem inscrições abertas Com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *