“Letramento Digital”

Trilha para o Futuro

No dia 10 de novembro acontecerá o evento de lançamento do Projeto “Letramento Digital”, que tem como propósito realizar gratuitamente a capacitação profissional por meio do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais nos temas mais demandados pelo mercado atual e de
tendências tecnológicas para o futuro, indo ao encontro das expectativas da “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2016-2022”.

Na ocasião serão abertas as inscrições para o processo seletivo da primeira turma do Projeto Letramento Digital – Etapa CLATP (Cursos Livres de Aplicação Técnica e Profissionalizante), com 120 vagas disponíveis, destinadas aos Professores da rede pública, Estudantes de Ensino Médio, Técnico ou Superior e Profissionais de TIC, que residem, estudam ou trabalham na cidade de Pato Branco – PR.

A capacitação terá uma carga horária mínima de 173 horas, sendo possível, àqueles que tenham interesse, a realização de disciplinas opcionais, com até 67 horas. As aulas serão majoritariamente online (ao vivo), com três encontros presenciais, além de atividades assíncronas, onde serão abordados temas como: Criatividade e Inovação, Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Estratégias Pedagógicas e Robótica e Prototipagem.

Para percorrer a trilha, os alunos iniciarão com o módulo Essencial, obrigatório a todos os selecionados, tendo por objetivo capacitá-los a promover a multiplicação do conhecimento aos alunos do Ensino Fundamental I, com o intuito de atuarem como agentes multiplicadores do conhecimento.

A consolidação do aprendizado e disseminação se dará juntamente com a equipe da Facti na segunda etapa, denominada SQED – Soluções em Qualificação e Especialização Digital, direcionada à capacitação de até 2000 estudantes do Ensino Fundamental I (4o e 5o ano) das Escolas Municipais públicas de Pato Branco, proporcionando aos jovens a oportunidade de se desenvolver por meio de uma metodologia inspiradora e tecnológica, que os ajudará a continuarem seguindo pelas carreiras de TIC no futuro. Mais informações a respeito serão divulgadas oportunamente.

Após a conclusão do módulo Essencial, o aluno seguirá com a capacitação de acordo com o seu perfil:
módulo Educação 4.0, direcionado à qualificação de Professores, ou Indústria 4.0, direcionado a alunos de Ensino Médio, Técnico ou Superior e Profissionais de TIC, ambos previstos para 2023.

Ao final de cada trilha, havendo o cumprimento dos requisitos estabelecidos, o aluno receberá um certificado discriminando os cursos nos quais participou (obrigatórios ou opcionais) e registrando a sua capacitação como Educador 4.0 ou Profissional 4.0.

Sobre o Processo Seletivo (CLATP)
  1. Público-alvo: Estudantes de Ensino Médio, Técnico ou Superior, Professores da rede pública e Profissionais de TIC, que residem, estudam ou trabalham na cidade de Pato Branco – PR;
  2. Inscrição para o processo seletivo: a partir do dia 10/11/2022 no site letramentodigital.org.br ;
  3. Período de inscrição para processo seletivo: 10/11 a 11/12/2022 (120 vagas disponíveis);
  4. Divulgação dos resultados do processo seletivo: no dia 14/12/2022, em
    patobranco.qualifacti.com.br

O projeto é executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, uma área da Companhia com negócios dedicados à educação. A realização do projeto se dará no âmbito do
Programa MCTI Futuro e com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela Softex.

Sobre o Evento de Lançamento do “Projeto Letramento Digital”, em Pato Branco - PR

A Prefeitura Municipal de Pato Branco, por intermédio do secretário da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Educação e Cultura, convida para a cerimônia de lançamento do projeto “Letramento Digital”.