PLANO MUNICIPAL DE CIDADE INTELIGENTE

Objetivos

Objetiva colocar o cidadão no centro do seu propósito, onde as tecnologias da informação e comunicação (TICs) poderão apoiar a vida sustentável, equilibrando seu desenvolvimento social, econômico e ambiental; engajando e incentivando seus cidadãos a participarem da vida pública e também cocriar futuros urbanos que atendam às necessidades e aspirações para si e para as futuras gerações, promovendo mais oportunidades de crescimento, pessoais e profissionais, incrementando também o desenvolvimento das empresas da cidade e região.

Benefícios

Existem projetos elaborados para a infraestrutura social e tecnológica da cidade pela própria SMCTI e também em parceria com as outras secretarias municipais. Nestes projetos estão sendo consideradas as dimensões de uma cidade inteligente que são: Economia, Segurança, Saúde, Educação, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Urbanismo, Governança, Mobilidade, Meio Ambiente, dessa forma a cidade se desenvolverá de forma mais assertiva, com otimização de recursos e com melhoria na vida das pessoas que nela vivem.

Público alvo

Município de Pato Branco

O Projeto: PLANO MUNICIPAL DE CIDADE INTELIGENTE

Responsável: Kátia Bertol

ASTRONOMIA

Objetivos

Impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região na área do ensino de Astronomia e Ciências Afins e ainda propiciar um espaço voltado às demais atividades culturais para a comunidade local e regional em geral.

Benefícios

Os espaços de Ciências têm a versatilidade, a flexibilidade e as possibilidades de promover e consolidar uma cultura científica desde a informação até o conhecimento, pois pode provocar a curiosidade com exposições, sessões audiovisuais, experiências e descobertas, além de proporcionar cursos de formações rápidas e/ou regulares, para professores, alunos e a comunidade em geral.

Público alvo

Serão considerados os beneficiários diretos: 83 mil munícipes de Pato Branco, sendo eles alunos de todos os níveis, professores, pesquisadores e a comunidade em geral. Serão considerados os beneficiários indiretos: munícipes das cidades da região sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.

Responsável: Kátia Bertol

CENTRO DE CIDADANIA

Objetivos

Promover a inclusão digital de todos os cidadãos visando a transformação digital e inserção em ambientes tecnológicos, por meio da disponibilidade de espaços para acesso online aos serviços públicos, aprendizagem digital e discussão de temas referentes à cidadania.

Benefícios

Propiciar oportunidades de crescimento e desenvolvimento às pessoas, por meio da inclusão social e digital, estimulando a cidadania, que trará mais dignidade e sentimento de pertencimento a uma comunidade, estimulando o engajamento dos cidadãos em projetos tecnológicos, sociais, educacionais, profissionais.

Público alvo

Todos os cidadãos que não tenham acesso aos serviços públicos, por falta de equipamentos, internet, etc e pessoas que desejem aulas de aprendizagem digital e tecnológica.

Responsável: Kátia Bertol

CONTROLADORA DE LED PARA SEMÁFORO

Objetivos

Melhorar a visualização dos semáforos para os munícipes, visando evitar eventuais acidentes e modernização do município.

Benefícios

Desenvolvimento da tecnologia dentro do serviço público, barateando os custos para a obtenção dessa tecnologia, e aumento na segurança.

Público alvo

Todos os Munícipes

Responsável: Felipe Cattani, Satil Pereira

DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE - DTI

Objetivos

Criar uma rota turística tecnológica, conectando e apresentando os principais agentes de TI do município, oferecendo experiências memoráveis, com o intuito de fortalecer a imagem de Pato Branco como Capital Tecnológica e Inovadora e buscando destaque no cenário nacional e internacional.

Benefícios

Apresentar a estrutura do Parque Tecnológico, bem como as empresas instaladas, dando notoriedade ao ambiente de inovação, pesquisa e desenvolvimento e consequentemente atrair investimentos e empresas que incrementem o ecossistema local de inovação e a cidade de Pato Branco.

Público alvo

Cidadãos, turistas, empresas, escolas.

Responsável: Kátia Bertol e Pedro Bortot

FORMULARIO COMTUR

Objetivos

O objetivo desta sondagem é identificar o perfil e, principalmente, compreender facilidades ou dificuldades do público em geral das regiões Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina quando necessita se deslocar para centros microrregionais e grandes centros como Curitiba, Florianópolis e São Paulo.

Benefícios

Permite ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Pato Branco/PR obter informações valiosas sobre o perfil do público das regiões Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, bem como identificar facilidades e dificuldades enfrentadas por eles ao se deslocarem para centros microrregionais e grandes centros.

Público alvo

Todos os Munícipes

Acesso em: https://comtur.patobranco.tec.br

Responsável: Felipe Catani, Satil Pereira, Luiz Kramer

LUMINÁRIAS INTELIGENTES 5G + LAB 5G

Objetivos

Potencializar o desenvolvimento tecnológico, social e econômico do município por meio de luminárias inteligentes. As luminárias integram antenas para comunicação 5G, câmeras com reconhecimento facial, Wi-fi e telegestão da iluminação pública. A fim de utilizar as tecnologias integradas de forma eficiente, foi escolhida a região central, no entorno da praça Presidente Vargas, em que se tem uma grande aglomeração de pessoas diariamente.

Benefícios

O projeto possibilita uma vantagem competitiva para empresas locais e regionais ao desenvolverem tecnologias que utilizem a rede, visto que o 5G está disponível apenas em capitais e grandes centros urbanos.

Público alvo

Empresas com interesse no desenvolvimento de tecnologias que utilizem a comunicação 5G.

Responsável: Marcos Colla, Kátia Bertol

PATO 360

Objetivos

Melhorar o serviço de segurança pública ao empregar câmeras de videomonitoramento controladas pelo 3º BPM.

Benefícios

O trabalho conjunto entre a Prefeitura e os órgãos de segurança possibilita o mapeamento de todo o município a fim de monitorar locais estratégicos de segurança, garantindo o controle remoto, pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, nas entradas/saídas do município e em locais de grande aglomeração de pessoas.

Público alvo

Todos os cidadãos.

Responsável: Marcos Colla, Pedro Bortot

PLATAFORMA FESTIVAL GASTRONÔMICO

Objetivos

Fornecer informações abrangentes sobre o Festival Gastronômico de Pato Branco, apresentando datas, horários, localização e atrações, assim como destacar os restaurantes participantes do evento. O site será uma fonte centralizada de informações para os visitantes, permitindo que planejem sua participação de maneira eficiente e conheçam as especialidades culinárias oferecidas pelos estabelecimentos locais.

Benefícios

Promover a cultura e a culinária local, destacando ingredientes regionais, pratos típicos e a tradição gastronômica de Pato Branco, a fim de valorizar a identidade local e proporcionar uma experiência autêntica aos participantes do festival.

Público alvo

Todos os Munícipes

Responsável: Felipe Catani, Satil Pereira, Luiz Kramer

PUIMAT

Objetivos

Preparar a cidade para receber os modais de alta tecnologia existentes através de um planejamento eficiente que orienta de maneira organizada a estruturação da cidade para receber os futuros player dos mais diversos segmentos

Benefícios

O PUIMAT Pato Branco será uma ferramenta para o município produzir legislação e marketing para fazer um trabalho de atração de investimentos e tecnologias de alta performance, estimulando a instalação de empresas que promovam o desenvolvimento estruturado da cidade para tecnologias futuras.

Público alvo

Cidadãos, ICTs, empresas que desejam desenvolver e testar novas tecnologias em modais aéreos e terrestres.

Responsável: Marcos Colla, Kátia Bertol, Pedro Bortot

QUALIFICA PATO BRANCO

Objetivos

Fornecer aos munícipes uma plataforma de cursos gratuitos, fomentando a capacitação de mão de obra qualificada para o município. Em parceria com entidades como SEBRAE, SENAC, Agência do Trabalho e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Benefícios

Gerar mão de obra qualificada para fomentar a economia do município.

Público alvo

Todos os Munícipes

Acesso em: https://qualificapb.com.br

Responsável: Felipe Cattani, Luiz Kramer, Satil Pereira

ROBÓTICA

Objetivos

O Programa de Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Robótica tem como objetivo capacitar profissionais multiplicadores nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase em Robótica Educacional. Além disso, o programa busca promover a realização de eventos e competições que incentivem a integração desta área de conhecimento no ensino público de maneira inclusiva.

Benefícios

Qualificação dos educadores, a inclusão digital, o estímulo à curiosidade e criatividade, fortalecimento da relação entre a educação e o setor produtivo, e o desenvolvimento de habilidades interpessoais e comportamentais melhorando a qualidade do ensino público.

Público alvo

Professores e profissionais da educação que atuam na rede pública municipal dos 15 municípios do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco.

Responsável: Felipe Cattani, Rovani Krindges

SITE SMCTI

Objetivos

Divulgação de programas e projetos, promoção do ecossistema de inovação, estímulo à formação científica e tecnológica, acesso à informação.

Benefícios

O site oficial de uma Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação oferece uma série de benefícios, incluindo a democratização do acesso à informação, a promoção da cultura científica e tecnológica, o fortalecimento do ecossistema de inovação, a facilitação da interação entre os atores do setor, o estímulo ao empreendedorismo e à geração de conhecimento, além do aumento da transparência e da participação da sociedade nas políticas públicas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação.

Público alvo

Todos os Munícipes

Responsável: Felipe Catani, Satil Pereira, Luiz Kramer